Salinas está situada no norte de Minas a 660 km de Belo Horizonte com uma população de aproximadamente 40 mil habitantes e é conhecida popularmente como a “terra da cachaça”.
Oficializada como a Capital Nacional da Cachaça, Salinas conta com o Curso de Tecnólogo em cachaça que é o único do gênero no pais, com o Festival Mundial da Cachaça e com o Museu da Cachaça.
O Festival Mundial da Cachaça além de divulgar o produto, alavanca o turismo em nossa cidade. A festa contribui para o fortalecimento da produção e comercialização da cachaça, alavancando o seu comércio e por conseguinte o crescimento econômico do município e da região
Durante o Festival o fluxo de turistas, impulsiona todo a cadeia produtiva, sobretudo a de negócios relacionados à produção, como a apresentação de novas tecnologias e de equipamentos. Nos três dias de festa aproximadamente 50.000 pessoas aportam em Salinas.
O Museu da Cachaça é um equipamento turístico/cultural. Iconiza o produto que o denomina como bem de alta relevância para a economia e para a cultura de Salinas e da região. Sua concepção obedece a um novo conceito museológico e museográfico, onde o acervo que é predominantemente digital, pode ser acessado pela web. Foi projetado para ser um diferencial no Norte de Minas e no Brasil, como equipamento cultural difusor de um precioso bem da economia regional e para falar da história da cachaça, fundindo-a com a história do Brasil.
Venha conhecer Salinas e apreciar das melhores cachaças do Brasil.